quarta-feira, 3 de julho de 2013

As sete igrejas da Ásia do Apocalipse



    Quem tem ouvidos  ouça o que o espírito diz as igrejas.                          
                                            Apocalipse   

VOZ OCULTA: Cristo escolheu as sete igrejas da Ásia para representar não a igreja física, mas os estados espirituais da igreja. Isso foi aplicado nos dias de João quando escreveu o Apocalipse e continua servindo para a igreja nos dias de atuais. Sete, indica na bíblia sagrada, purificação integridade, perfeição. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas.
JOÃO: Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição e no reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Pátmos, por causa da palavra de Deu e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia:
VOZ OCULTA: O que vês escreve-o  num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadelfia, e a Laodicéia.
( Neste momento, quando a voz oculta está dizendo pausadamente os nomes das igrejas, sete jovens, cada um(a) com faixas escrito o nome da igreja que representa, entram e se posicionam em algum lugar do templo. Este lugar não poderá tirar a visão da igreja para o rapaz que estará ainda representando João. )
JOÃO: E virei-me para ver quem falava comigo. E , virando-me, vi sete castiçais de ouro; e no meio dos sete castiçais, em semelhante o Filho do Homem, vestido até os pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro.
E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã, como a neve, e os olhos, como chama de fogo; e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, e a sua voz, como a voz de muitas águas. E Ele tinha na sua destra sete estrelas, e da sua boca  saia uma aguda espada de dois fios, e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e Ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me:
VOZ OCULTA: Não temas; Eu Sou o primeiro e o último e o que vive, fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois desta hão de acontecer. Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso. ( Assim que o (a) representando Éfeso começar a falar, João sai.)

ÉFESO: Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência. Éfeso, é a igreja apostólica, que guardou as doutrinas dos apóstolos, e pôs a prova aqueles que se diziam apóstolos e os achou mentirosos, falsos mestres e falsos profetas, igreja que sofreu, perseverou, trabalhou incondicionalmente pelo meu nome. Tenho, porém contra ti que deixastes  o teu primeiro amor. Quando foi que viraste uma igreja apenas de regras e doutrinas? Eu quero mais de te, não quero cultos costumeiros. Lembra-te, pois de onde caíste, e arrepende-te, prática as primeiras obras! Brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.

VOZ OCULTA: E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve:
ESMIRNA: Eu sei as tuas obras, a tribulação, e a pobreza material que tens passado. Esmirna, é a igreja perseguida. Quanto sofrimento, tribulação e escassez material. Quantos não te apontam, zombam da tua fé e te julgam por causa da tua pobreza, mas és rico espiritualmente, tenho encontrado em te profundidade espiritual, tenho visto as blasfêmias daqueles que se dizem judeus, cristãos, mas não o são. Não temas pelo que ainda hás de padecer. Sê fiel até a morte,  e dar-te-ei a coroa da vida. Permaneça vencendo o pecado, e não sejas por ele vencido. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

VOZ OCULTA: E ao anjo da igreja que está em Pergamo, escreve:
PERGAMO: Eu sei as tuas obras e onde habitas, que é onde está o trono de satanás. Pergamo, igreja-estado. Onde estás é lugar onde o mal se multiplica espantosamente, mas reténs meu nome e não negaste a tua fé. Mas tenho contra te, que permites que haja em vosso meio aqueles que seguem doutrinas estranhas, que lançam tropeços diante de vós. Não sabe tu que os aborreço? Aquele que não peca, mas é conivente com o pecado, não terá graça diante de mim. Um pouco de fermento levada toda massa. Arrepende-te pois; se não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos ouça o que o que o Espirito diz as igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

VOZ OCULTA: Ao anjo da igreja de Tiatira escreve:
TIATIRA: Eu conheço as tuas obras, a tua caridade, o teu serviço, a tua fé, a tua paciência. Sei que as obrar são mais do que as primeiras. Tiatira, igreja submissa, isto é o que tenho contra te: Tens tolerado falsos profetas, falsos metres, e conscientemente tens permitido que meu servos sejam induzidos ao erro, a prostituição e a idolatria. E dei-lhe um tempo para que se arrependessem e não se arrependeram. Ai daqueles que procuram posição, aí daqueles que por influencia põe diante do meu povo, pessoas indignas, que colocam suas próprias palavras acima das minhas. Eis que sobre eles virá grande tribulação, se não se arrependerem se suas obras. Eis que digo a vós que não aceites falsos ensinos. Eu sou aquele que sonda as mente e os corações, e darei a cada um de vós segundo as vossas obras. O que tendes retém até que eu venha. E ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações. E como recebi de meu pai, dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvido ouça a que o Espírito diz as igrejas.

VOZ OCULTA: E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve:
SARDES: Eu sei a tuas obras, que tem nome de vives e estás morto. Sardes, igreja reformada. Quantos dentre vós vivem do passado, vivem de reputação e querem colocar diante de mim obras passadas. Sê vigilante, pois não achei tuas obras perfeitas diante de Deus. Igreja avivada, mas não espiritual. Lembra-te, pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o e arrepende-te. Aquele que pensa que pode viver de reservas ficará no caminho. Arrancai o rótulo, enchei-vos de esperança e não de lembranças. Minha igreja não precisa  de ser reformada e sim renovada pelo poder do meu Espírito. Há entre vós alguns que não contaminaram suas vestes, estes são dignos de mim. O que vencer será vestido de vestes brancas e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante de meu pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos ouça o que o espírito diz as igrejas.

VOZ OCULTA: Ao anjo da igreja que está em Filadelfia, escreve:
FILADELFIA: Eu sei as tuas obras, eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar, tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Filadelfia, igreja missionária, aproveitou todas oportunidades que teve para compartilhar a mensagem do meu evangelho, eis que tuas obras não tem passado desapercebidas. A minha igreja tem crescido por causa da tua coragem, não tens te acomodado entre 4 paredes. Igreja fiel! Suportaste a oposição do mundo, não balançaste como as demais, perseveraste na lealdade a mim e na verdade do evangelho, doa a  quem doer. Mostrarei a todos o quanto eu te amo, te guardarei da hora da tentação que há de vir. Eis que venho sem demora, guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade, a nova Jerusalém e também o meu novo nome. Que tem ouvidos ouça o que o Espírito dia as igrejas.

VOZ OCULTA: Ao anjo da igreja em Laudicéia, escreve:

LAUDICÉIA: Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Laudicéia, igreja apóstata. Igreja que conhece a verdade, mas a despreza. Andas lado a lado com o mundo, se assemelhando com os ímpios, os que passam por te, não te reconhece como povo meu. Perdeste o brilho. E por que és morno, vomitar-te-ei da minha boca. Ainda dizes: Rico sou, e de nada tenho falta. Mas eis que te digo: És um desgraçado, miserável, pobre, cego e nu. Não és o que pensas ser, e o que tens, para te de nada valerá, quando te encontrares comigo. Aconselho-te pois, que de mim compres o que precisas. Eu repreendo  e castigo a todos quanto amo, sê pois zeloso e arrepende-te. Ainda não te rejeitei! Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu pai no seu trono. Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito diz as igrejas.

FIM

Nenhum comentário: