quinta-feira, 27 de março de 2014

Peça : A ressurreição de Jesus (Páscoa)

                            A ressurreição de Jesus

 

Estão reunidos onze jovens representando os discípulos,esses jovens podem ser de várias idades e serão 8 figurantes, apenas  3 falarão.( João, Pedro e Tomé )
Maria Madalena entra correndo

Maria Madalena: Jesus está vivo! Jesus está vivo!

Alvoroço

João: Que é isto mulher? Estas louca?
Maria Madalena: Não, Ele está vivo! Eu estive com Ele. Ele ressuscitou! Eu estava a chorar na porta do sepulcro, pois mais cedo fomos lá eu e as outras mulheres, e  estavam lá dois homens vestidos de branco e eu os roguei para que me dissessem onde estava o meu mestre, pois a pedra do sepulcro tinha sido removida e o corpo de Jesus já não estava lá...

Mais alvoroço

Maria Madalena ( bem alto e todos se calam) : Mas quando virei-me,por um momento não o reconheci,ah... mas quando Ele chamou-me pelo meu nome...
Tomé: Não deem ouvidos a esta mulher, deve estar embriagada
Maria Madalena: Não, escutem-me

Mais alvoroço, uns ficam falando com os outros,não crendo no que a mulher diz. Maria Madalena fica, no meio deles gritando:

Maria Madalena: Me ouçam, Ele ressuscitou...por favor, Pedro... João...Marcos, todos vocês ele pediu para que os avisassem...

Enquanto acontecem esse pequeno tumulto,Maria Madalena sai e entram dois jovens

2 jovens: Jesus está vivo! Jesus está vivo!

Todos param

Pedro: Mas o que é isto?
João: Meus irmãos calma, o que aconteceu convosco? ( falando com os jovens)
Jovem 1: Nós encontramos Jesus no caminho de Emaús
Jovem 2: Sim, íamos nós dois conversando pelo caminho, cabisbaixos, e Ele se aproximou e foi conosco e conversávamos contando a Ele os últimos acontecimentos e não o reconhecemos
Jovem 1: Mas quando Ele sentou-se  a mesa e tomou o pão, os nossos olhos se abriram... então entendemos porque os nossos corações ardia enquanto com Ele falávamos no caminho... as mulheres estão certas... Jesus ressuscitou!

Novo alvoroço

Jesus entra, todos ficam perplexos 

Jesus: Paz seja convosco.

Cochichos 

Jesus:Porque estás atemorizados?...E por que não crestes nas palavras de Maria Madalena e dos discípulos de Emaús?..

Tomé cochicha com João e Pedro

João: É o mestre.
Pedro: Sim, é Ele

Tomé só fica com ar pensativo, e balançando a cabeça como quem não acredita.

Jesus: Venha Tomé.

Tomé se espanta

Tomé: Eu!!!

Jesus: Sim, vede minhas mãos, toca nelas, vede também os meus pés..não sou um espírito...(vira-se para os outros ) não temais...Vede e toca-me, Tomé.

Tomé toca Jesus e cai aos seus pés.

Tomé: Perdoe- me mestre.

Jesus: Porque me vistes e tocaste-me... creste. Bendito seja todo aquele que não me viram, mas creram.

Todos se alegram e  Jesus fica diante de todos

Jesus: Assim como o pai me enviou,eu envio a vós. ( todos se dobram de joelhos, e Jesus sopra sobre eles) Recebei vós o Espírito Santo...Aqueles a quem vós perdoar os pecados, serão perdoados.

Silencio. Jesus anda no meio deles.

Jesus: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e, em meu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jeruzalém. e dessas coisas vós sois testemunhas... e eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.


FIM

Nenhum comentário: